segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Base Marketing através PERFIS e SEGMENTOS, certeza de sucesso nas vendas.

Em marketing, o maior patrimônio de uma empresa não são seus mobiliários, suas estruturas físicas, seus equipamentos, etc. são as pessoas com as quais deve se relacionar, aqui vão desde clientes, profissionais, empresários, etc.. Marketing é “relacionamento”,  pessoas são fundamentais, pois é com elas que você irá efetuar os negócios, vendendo seus produtos ou serviços.

Com as informações que possui das pessoas, com o conhecimento que adquire sobre elas, poderá trabalhar dentro de uma das melhores  formas de atuar sobre produtos/serviços e clientes, através do sistema de Perfis e Segmentos.

Este é um dos grandes segredos para o sucesso nas vendas, pois possibilita entender muito de Clientes e a sua relação com Produtos/serviços.

Para isto, deve-se montar um Banco de Dados, contemplando 2 estruturas de informações básicas: Banco de Produtos/Serviços, Banco de Clientes.

Explicando PERFIL e SEGMENTO:

Quando você isola alguém como indivíduo, isto automaticamente implica saber o que o diferencia dos outros indivíduos, inclusive descobrir até quais são suas características peculiares, ou seja, O PERFIL delas, isto vai fazer com que você possa agrupar indivíduos com mesmas características, formando assim grupos de pessoas com semelhantes propósitos, gostos e preferências, OS SEGMENTOS.

• Você será capaz de fazer apelos de vendas mais convincentes
• Você poderá construir um relacionamento duradouro com  eles
• Você poderá oferecer produtos e serviços que os agradem, isso vai ligá-los por mais tempo, sendo capaz de produzir maior estabilidade e fidelidade.
• Você poderá desenvolver a habilidade de “testar” para medir a resposta de determinados indivíduos a determinadas campanhas ou mensagens. Você vai descobrir o que funciona e o que não funciona.
• No relacionamento comercial, o que sai mais caro é a “captação” ou “recrutamento” do cliente, quanto mais você puder mantê-lo, melhor.
• Poderá investir o seu dinheiro onde lhe der maior retorno.

ESTRUTURA PADRÃO:


Observe a estrutura padrão e poderemos notar e entender os bancos de dados interagindo de forma de um caminho de mão dupla, isto é:

- O PERFIL DOS PRODUTOS/SERVIÇOS sugere os PERFIS DE CLIENTES
- O PERFIL DO CLIENTE sugere os PERFIS DE PRODUTOS/SERVIÇOS

Com isso, teremos a compreensão exata de algumas estratégias e que são resultado direto da implantação do Banco de Dados ou Banco de Informações.

a) Melhor entendimento dos seus CLIENTES;

b) Melhor entendimento dos seus PRODUTOS/SERVIÇOS e a relação deles com seus CLIENTES;

c)) Melhor entendimento dos seus CLIENTES, seus PRODUTOS/SERVIÇOS e a relação deles com o MERCADO;

d) Melhor entendimento do mecanismo da MÍDIA, sua relação com seus PRODUTOS/SERVIÇOS e CLIENTES, possibilitando assim, a alternativa mais eficiente para uma campanha ou ação publicitária de sucesso;

e) Finalmente com esse entendimento, estabelecer e fixar a atuação em mercado, ou segmento dele já identificado.

Através da compreensão dessas estratégias você terá a habilidade para definir as suas estratégia de marketing e consequentemente suas campanhas, com maior possibilidade de colher grandes resultados.
Ah! só para lembrar: O seu Banco de Dados (DataBase Marketing) é seu maior tesouro, o futuro de sua empresa está no que você vai fazer com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário